Logo Patagonia.png

Cambios

Saltar a: navegación, buscar

Transcânions

67 bytes añadidos, 18:08 27 feb 2020
sin resumen de edición
O clima da região é temperado com temperatura média anual de 16°C, sendo que o mês mais quente é janeiro (temperaturas acima de 30°C são normais) e os mais frios são junho e julho onde a temperatura pode chegar facilmente em -8°C. É comum a região registrar os maiores frio do Brasil e até mesmo nevar nesses meses. A imagem ao lado mostra a região do Cânion das Laranjeiras onde ocorreu neve em 2017.
[[File:666.jpg|thumb|Ocorrência de neve na porção norte da Transcânions]]
[[File:urubici-neve11.jpg|thumb|Neve nas proximidades de Urubici]]
A precipitação acumulada anual média varia entre 1500 e 2250mm e é bem distribuída ao longo dos meses do ano. A figura ao lado mostra a distribuição mensal das precipitações. Percebe-se que os meses mais frios apresentam volumes inferiores de chuvas. Entretanto, devido as baixas temperaturas e elevada umidade, isso não garante que a trilha será mais seca, muito pelo contrário. De acordo com o modelo hidrológico GLDAS/CLM para obtenção de dados de umidade do solo, os meses na qual o solo apresenta menor volume de água armazenada é entre dezembro e maio, o fator que define este comportamento é principalmente a evapotranspiração mais elevada destes meses. Dessa forma, um período interessante para evitar elevadas temperaturas e excesso de charcos (áreas de vegetação alagada) são os meses de abril e maio, estes meses também apresentam valores de chuva reduzidos.
[[File:77777.jpg|thumb|(esquerda) Precipitações médias mensais (direita) e armazenamento de água no solo (mm) obtido pelo modelo hidrológico GLDAS/CLM]]
103
ediciones

Menú de navegación