103
ediciones
Cambios
sin resumen de edición
Em todo seu percurso a trilha se mantém dentro de um ecossistema bastante semelhante, algumas partes são mais preservadas com presença constante de Araucárias (árvore simbólica da região), e algumas partes são mais impactadas com vestígios de atividades antrópicas, normalmente campos para Gado e monocultura de eucalipto. A trilha cruza inúmeros riachos que são nascentes de importantes rios do sul do Brasil, dessa forma, não existem rios de grande porte para cruzar no percurso.
<gallery>
</gallery>
A altimetria ao longo da travessia não apresenta variações abruptas, se mantendo entre as altitudes de 950 e 1800m. Os pontos mais altos estão localizados na porção norte na trilha (Campo dos Padres), já os pontos mais baixos estão na porção sul onde inicia a trilha (Índios Coroados) e na região da cidade de Urubici (onde é possível se abastecer com mantimentos). A imagem abaixo mostra o perfil de altitudes do percurso.
<gallery>
[[File:xx.jpg|thumb|Perfil de altimetria da Transcânions]]
</gallery>
A trilha está distante de grandes centros urbanos, a cidade mais próxima é Urubici/SC na porção norte da travessia (distante 11km do trajeto). Os pontos habitados ao longo do percurso são normalmente áreas turísticas com miradouros ou hotéis fazenda, esses são pontos importantes para o reabastecimento ao longo da trilha (como o mirante da Serra do Rio do Rastro, por exemplo) e serão detalhados mais para frente neste guia.