Logo Patagonia.png

Diferencia entre revisiones de «Transcânions»

De Wikiexplora
Saltar a: navegación, buscar
Línea 31: Línea 31:
 
Bom, se essa introdução te deixou interessado em explorar as bordas dos cânions do sul do Brasil, não pare de ler aqui e ainda não prepare a sua mochila. Existem informações importantes que você deve saber e que serão apresentadas ao longo desse manual. Nas seções seguintes tentaremos abordar todas as informações importantes a serem consideradas nessa travessia. Você também pode assistir o conteúdo de vídeo publicado no YouTube para complementar as informações, entretanto, as informações mais atualizadas sempre estarão apresentadas nesse guia.
 
Bom, se essa introdução te deixou interessado em explorar as bordas dos cânions do sul do Brasil, não pare de ler aqui e ainda não prepare a sua mochila. Existem informações importantes que você deve saber e que serão apresentadas ao longo desse manual. Nas seções seguintes tentaremos abordar todas as informações importantes a serem consideradas nessa travessia. Você também pode assistir o conteúdo de vídeo publicado no YouTube para complementar as informações, entretanto, as informações mais atualizadas sempre estarão apresentadas nesse guia.
  
 +
==Informações Gerais==
 +
Essa trilha é uma informal travessia que cruza toda a borda dos cânions do sul do Brasil, não existem informações oficiais sobre esse trajeto. Você encontrará informações sobre outras travessias como a Rota das Araucárias e os Caminhos da Mata Atlântica que podem coincidir com o trajeto dessa travessia. Portanto, ao usar esse material, saiba que você está assumindo todas as responsabilidades inerentes ao acessar terras privadas e parques nacionais.
 +
Esta página é o canal oficial de divulgação desse percurso, aqui serão apresentadas atualizações de informações importantes e versões atualizadas do GPX/KML do percurso, o caminho atualizado também sempre será atualizado na página do Wikiloc (plataforma muito popular no Brasil).
 +
Se você irá fazer o percurso ou já conhece a região, seja um colaborador para o banco de dados, mais informações serão apresentadas ao longo desse manual sobre como você pode ajudar nessa iniciativa.
  
 +
===Percurso da Transcânions (GPX e KML)===
 +
O trajeto da Transcânions não é um caminho novo, mas sim um compilado de trilhas menores já existentes e conhecidas na região dos cânions e visitadas por montanhistas locais e agências de ecoturismo. Na maior parte do percurso você não será presença estranha devido ao potencial turístico da região e a atividade de trekking com elevado crescimento.
 +
Parte da trilha apresenta caminho marcado por passagem de pessoas, entretanto, algumas regiões do percurso não apresentam trilha visível, o uso do GPS é obrigatório neste trajeto. O uso do GPS garante que todos irão seguir o mesmo caminho (e não ficarão perdidos em uma viração), evitando assim a abertura de novos caminhos e maiores impactos ambientais.
 +
O caminho cruza regiões pouco procuradas para atividade de trekking e com poucos registros na internet. Não existem mapas oficiais para o percurso, a melhor forma de navegar na região é usando um GPS, esse item é primordial para a sua segurança, pois na região é comum a ocorrência de fenômenos como a viração (densa neblina que pode durar dias), isso prejudicará a visibilidade da trilha e do relevo podendo comprometer sua segurança, pois a poucos metros pode existir uma parede vertical de até 1.000m. Pessoas não acostumadas a essa forma de navegação deverão se adaptar a esse formato, o uso de mapas e compasso apenas pode ser perigoso.
 +
Os trajetos e pontos importantes podem ser baixados a partir do site Wikiloc, lá sempre estará disponibilizado o trajeto com as modificações mais atualizadas. Não republique esse percurso, evite que versões desatualizadas se espalhem pela internet, sempre cite esses endereços para divulgar o material. Ao final desde manual, estarão apresentados alguns termos e condições que você deverá estar ciente ao usar esse material (para a sua segurança), entenda que você é o responsável por acessar terras privadas e parques nacionais.
 +
[[File:2222.jpg|thumb|Parte do percurso no formato GPX (Garmin Basecamp)]]
 +
Esse percurso foi marcado em campo com GPS Garmin ao longo dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, para o apoio na criação do percurso foi usado o vasto banco de dados existente na internet, esse material foi primordial para apoio da elaboração do caminho final.
 +
A distância da Transcânions não pode ser comparada com distâncias em terrenos rígidos e trilhas já consolidadas, as dificuldades da trilha afetam fortemente o rendimento, esteja ciente disso ao estabelecer suas metas diárias. A distância total medida por GPS é de 310km.
  
  
  
  
 
==Época adecuada==
 
  
 
==Acceso==
 
==Acceso==
===En vehículo propio===
 
  
 
===En transporte público y autostop===
 
===En transporte público y autostop===

Revisión del 08:57 27 feb 2020


NoImgPpal

Agregar Mapa

Mapa de la ruta

Logo Patagonia.png

Cuadro Resumen (editar)
Actividad Trekking
Ubicación Brasil, Porto Alegre
Belleza Impresionante
Atractivos Vistas panorámicas, Bosque, Fauna atractiva, Río, Formación Geológica, Parque Nacional, Parque Privado
Duración 11 - 14 días
Exigencia física 88.2 dopihoras
Sendero Gran parte sin sendero
Señalización Insuficiente
Infraestructura Inexistente
Topología Cruce
Desniveles +7400, -7300
Distancia (k) 312
Altitud media 1200
Habilidades Orientación con GPS o Mapas
Primer autor Graxaim Congelado
Descargar KMZ/GPX SinKMZ
Para ver estos botones debes registrarte. Toma 30 segundos: es un formulario minusculo, de solo 3 campos obligatorios.











Descrição Geral

A Transcânions é uma trilha de longa distância localizada no sul do Brasil e engloba os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o início do percurso se dá nas proximidades do município de Cambará do Sul, e seu fim se dá no município de Alfredo Wagner, na extremidade norte dos cânions. Entretanto, não existe direção preferencial, você pode optar por fazer o percurso no sentido inverso se preferir. Em todo seu percurso a trilha se mantém dentro de um ecossistema bastante semelhante, algumas partes são mais preservadas com presença constante de Araucárias (árvore simbólica da região), e algumas partes são mais impactadas com vestígios de atividades antrópicas, normalmente campos para Gado e monocultura de eucalipto. A trilha cruza inúmeros riachos que são nascentes de importantes rios do sul do Brasil, dessa forma, não existem rios de grande porte para cruzar no percurso.

Acampamento ao lado de um foco florestal com a árvore Araucária
Um dos inúmeros riachos cruzados no percurso

A altimetria ao longo da travessia não apresenta variações abruptas, se mantendo entre as altitudes de 950 e 1800m. Os pontos mais altos estão localizados na porção norte na trilha (Campo dos Padres), já os pontos mais baixos estão na porção sul onde inicia a trilha (Índios Coroados) e na região da cidade de Urubici (onde é possível se abastecer com mantimentos). A imagem abaixo mostra o perfil de altitudes do percurso.

Perfil de altimetria da Transcânions

A trilha está distante de grandes centros urbanos, a cidade mais próxima é Urubici/SC na porção norte da travessia (distante 11km do trajeto). Os pontos habitados ao longo do percurso são normalmente áreas turísticas com miradouros ou hotéis fazenda, esses são pontos importantes para o reabastecimento ao longo da trilha (como o mirante da Serra do Rio do Rastro, por exemplo) e serão detalhados mais para frente neste guia. Esse banco de dados para a travessia é inspirado na Greater Patagonian Trail, que é uma iniciativa não governamental de informações para uma trilha de longa distância localizada na parte sul dos Andes. O Brasil está dando os passos iniciais para estabelecer um sistema de trilhas de longo curso, o projeto é inicial e de longo prazo, umas das trilhas desse sistema é a chamada de Rota das Araucárias, essa trilha contempla parte do caminho da Transcânions, entretanto, a Rota das Araucárias ainda não apresenta caminho definido e existem poucos locais com marcação de trilha. Essa iniciativa (Caminho das Araucárias) tem apoio governamental e depende de autorizações para ser implementada em área privadas, essas dificuldades podem acabar reduzindo o percurso de trilhas nas bordas dos cânions, aumentando a passagem por estradas rurais. A Transcânions irá respeitar o caminho demarcado por essa trilha sempre que os caminhos se cruzarem para evitar maiores impactos ao ecossistema, o caminho será atualizado com frequência sempre que novas informações forem adquiridas (como as partes já demarcadas pelo projeto). A Transcânions irá dar preferência para caminhos próximos à borda dos cânions, evitando longos percursos em estradas rurais. O percurso total atual da travessia é de 310km, na qual a maior parte do caminho ocorre em trilhas pouco marcadas e em campos de altitude. O caminho oficial sempre será único, sem apresentar alternativas, com o tempo, o caminho pode ser atualizado com mais opções. Bom, se essa introdução te deixou interessado em explorar as bordas dos cânions do sul do Brasil, não pare de ler aqui e ainda não prepare a sua mochila. Existem informações importantes que você deve saber e que serão apresentadas ao longo desse manual. Nas seções seguintes tentaremos abordar todas as informações importantes a serem consideradas nessa travessia. Você também pode assistir o conteúdo de vídeo publicado no YouTube para complementar as informações, entretanto, as informações mais atualizadas sempre estarão apresentadas nesse guia.

Informações Gerais

Essa trilha é uma informal travessia que cruza toda a borda dos cânions do sul do Brasil, não existem informações oficiais sobre esse trajeto. Você encontrará informações sobre outras travessias como a Rota das Araucárias e os Caminhos da Mata Atlântica que podem coincidir com o trajeto dessa travessia. Portanto, ao usar esse material, saiba que você está assumindo todas as responsabilidades inerentes ao acessar terras privadas e parques nacionais. Esta página é o canal oficial de divulgação desse percurso, aqui serão apresentadas atualizações de informações importantes e versões atualizadas do GPX/KML do percurso, o caminho atualizado também sempre será atualizado na página do Wikiloc (plataforma muito popular no Brasil). Se você irá fazer o percurso ou já conhece a região, seja um colaborador para o banco de dados, mais informações serão apresentadas ao longo desse manual sobre como você pode ajudar nessa iniciativa.

Percurso da Transcânions (GPX e KML)

O trajeto da Transcânions não é um caminho novo, mas sim um compilado de trilhas menores já existentes e conhecidas na região dos cânions e visitadas por montanhistas locais e agências de ecoturismo. Na maior parte do percurso você não será presença estranha devido ao potencial turístico da região e a atividade de trekking com elevado crescimento. Parte da trilha apresenta caminho marcado por passagem de pessoas, entretanto, algumas regiões do percurso não apresentam trilha visível, o uso do GPS é obrigatório neste trajeto. O uso do GPS garante que todos irão seguir o mesmo caminho (e não ficarão perdidos em uma viração), evitando assim a abertura de novos caminhos e maiores impactos ambientais. O caminho cruza regiões pouco procuradas para atividade de trekking e com poucos registros na internet. Não existem mapas oficiais para o percurso, a melhor forma de navegar na região é usando um GPS, esse item é primordial para a sua segurança, pois na região é comum a ocorrência de fenômenos como a viração (densa neblina que pode durar dias), isso prejudicará a visibilidade da trilha e do relevo podendo comprometer sua segurança, pois a poucos metros pode existir uma parede vertical de até 1.000m. Pessoas não acostumadas a essa forma de navegação deverão se adaptar a esse formato, o uso de mapas e compasso apenas pode ser perigoso. Os trajetos e pontos importantes podem ser baixados a partir do site Wikiloc, lá sempre estará disponibilizado o trajeto com as modificações mais atualizadas. Não republique esse percurso, evite que versões desatualizadas se espalhem pela internet, sempre cite esses endereços para divulgar o material. Ao final desde manual, estarão apresentados alguns termos e condições que você deverá estar ciente ao usar esse material (para a sua segurança), entenda que você é o responsável por acessar terras privadas e parques nacionais.

Archivo:2222.jpg
Parte do percurso no formato GPX (Garmin Basecamp)

Esse percurso foi marcado em campo com GPS Garmin ao longo dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, para o apoio na criação do percurso foi usado o vasto banco de dados existente na internet, esse material foi primordial para apoio da elaboração do caminho final. A distância da Transcânions não pode ser comparada com distâncias em terrenos rígidos e trilhas já consolidadas, as dificuldades da trilha afetam fortemente o rendimento, esteja ciente disso ao estabelecer suas metas diárias. A distância total medida por GPS é de 310km.



Acceso

En transporte público y autostop

Descripción de la ruta

Texto explicativo de la imagen
Texto explicativo de la imagen

Tiempo Esperado

Permisos / Tarifas

Contratar Guías

Enlaces Externos

Recomendaciones

  • Ejemplo 1
  • Ejemplo 2

Galería de fotos